+55 (11) 2888-7173
tatbr@capitalmarketing.com.br

6 Jan 2020

Conheça pratos regionais imperdíveis de diferentes regiões da Tailândia

/
Posted By

A comida tailandesa é conhecida por seus sabores vibrantes, por sua variedade impressionante e apelo estético. Aqui estão alguns pratos “obrigatórios” de diferentes regiões do reino que você deve experimentar quando visitar a Tailândia.

Norte

Continuando uma tradição gastronômica da antiga Chiang Mai e do Reino de Lanna, o tradicional jantar khan toke apresenta uma pequena mesa redonda sobre a qual é servida uma variedade de pratos em tigelas individuais. As pessoas se sentam em esteiras ou almofadas ao redor da mesa e escolhem os pratos como preferirem. Os pratos incluem tipicamente delícias como arroz glutinoso, curry de frango ou porco, frango frito, legumes, sopas e molhos picantes. Durante o jantar, há apresentações de dança tradicional, música e espada para entreter os clientes.

Um prato delicioso e típico de Chiang Mai é o khao soi: uma sopa cremosa de curry amarelo com macarrão de ovos e frango cozido lentamente (às vezes carne), que é macio o suficiente para soltar-se dos osso. Além disso, é servido com macarrão frito crocante para um contraste agradável com o macarrão de ovo. A saborosa sopa é tipicamente feita com leite de coco, e servida com guarnições como limão, cebolinha e legumes em conserva para que os sabores fiquem ainda mais cintilantes quando provados.

Nordeste (I-san)

O Lap é uma espécie de salada picante do Nordeste da Tailândia e do vizinho Laos. Mas não pense que o prato resume-se a uma salada de legumes … o lap é uma salada de carne. Comida frequentemente com arroz pegajoso, duas das variações mais populares são lap kai (frango) e lap mu (carne de porco), nas quais a carne é picada e servida com molho de peixe, suco de limão, pimenta, hortelã, manjericão e cebola roxa e um pouco de arroz tostado para um toque de crocância. Lap wun sen é outra variação que usa macarrão de vidro (glass noodle) ou aletria.

Outro clássico dessa região é o Som Tam, ou salada de papaya verde. É provável que quando estiver caminhando pelas ruas de Bangkok você veja ao menos um vendedor preparando esse clássico, amassando ingredientes vigorosamente em um pilão. Esta salada de papaia verde picante é um prato do nordeste amplamente consumido em toda a Tailândia, geralmente acompanhado de arroz e frango grelhado. O som tam é feito ao gosto particular do cliente e os ingredientes usuais incluem tomate fatiado, broto de feijão, amendoim, camarão seco, alho, molho de peixe, limão, açúcar de palma e às vezes caranguejos de água doce.

Tailândia Central

Geralmente consumido com arroz, o massaman curry é um saboroso prato, relativamente suave, no qual temperos não são frequentemente usados ​​nos curries tailandeses; sua preparação leva canela, noz-moscada, maçã, cardamomo, cravo, cominho, folhas de louro e anis estrelado e são combinados com produtos locais, como malagueta seca, sementes de coentro, capim-limão, galanga, pimenta branca, cebolinha e alho. Devido às suas raízes muçulmanas, o massaman é mais comumente feito com frango, embora haja variações de carne bovina, carneiro e pato. Batatas e cebolas são adicionadas, além de leite de coco e amendoim.


Sul da Tailândia

Poucos pratos tem mais ligação com a culinária do sul da Tailândia do que khao yam paktai, uma salada de arroz e salgada que contém uma variedade de ingredientes, incluindo cenoura e feijão, manga azeda, pomelo, camarão ou peixe seco, coco torrado, folhas de limão kaffir, erva-cidreira e pimentões. O componente principal deste prato é um molho diferenciado para salada chamado nam budu, feito de peixe ou camarão fermentado com sal. O arroz comido com khao yam paktai é tipicamente cozido com folhas de Morinda ou suco de buterfly pea, pela cor e pelo aroma.

Mais informações em: https://www.tatnews.org/2020/01/much-loved-must-eat-dishes-from-different-regions-of-thailand/


Leave a Reply